Savasana e o Relaxamento no Yoga
A Savasana (pronuncia-se: “shavasana”) é uma postura de relaxamento, feita usualmente no final de cada aula, deitado de barriga para cima, pernas soltas e braços ao longo do corpo. Aparentemente, poderíamos dizer que esta postura seria bastante fácil, mas não é. Algumas pessoas tem a mente tão agitada, e cheia de pensamentos do dia a dia, que a simples ideia de ficar alguns minutos deitado, sem se mexer, sem falar e sem ouvir nada é aterrorizante. Outras pessoas, simplesmente gostam deste momento, porque é a hora do descanso.
A Savasana, que significa em sânscrito, postura do cadáver, é uma postura em que a ideia principal é a de que, que por breves instantes, o ego deve morrer. É um momento de entrega absoluta. O corpo, bem como a nossa mente, devem estar relaxados durante o tempo em que permanecermos na posição. Deixamos a nossa personalidade de lado. Deixamos de ser a mulher, o homem, o profissional, a pessoa feliz ou a pessoa triste, deixamos as nossas aflições e os nossos prazeres de lado e somos somente um corpo descansando. Por isso aproveitem o tempo em que estão na posição, para descansar e compensar aquele cansaço, das noites mal dormidas e deixarem-se ir, sem dormir, apenas sentirem o momento presente. Podemos sentir os benefícios desta postura pelo fato de que 10 min deste relaxamento equivalerem a certa de 8h de sono.
Disponibilizamos um curso chamado CHAKRATERAPIA, ele proporciona uma jornada imersiva com vivências com técnicas terapêuticas estimulando o autoconhecimento e aprimoramento pessoal, além do afinamento dos Chakras, basta clicar na imagem para acessar.
Benefícios:
Acalma a mente e ajuda a reduzir o stress e a depressão;
Relaxa o corpo;
Reduz dores de cabeça, fadiga e insônias;
Ajuda a baixar a pressão arterial.
Contraindicações:
Com lesões nas costas ou desconforto, deve fazer esta posição com os joelhos dobrados e a planta dos pés assente no chão;
Em casos de gravidez, levante a cabeça e coloque o peito sobre uma almofada.
Variações:
Normalmente esta posição é feita com os joelhos para fora. Se tiver uma aula em que use muitas rotações de pernas, sabe bem usar esta posição com os joelhos virados para dentro.
Autor: Joana Derllin
Para fazer parte das nossas turmas
de Yoga tanto como aluno ou participar das
turmas de Formação de Instrutores,
basta entrar em contato com nossa equipe.