Yoga em Casa
Yoga para iniciantes:
POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS.
A yoga é uma prática com uma longa lista de benefícios para a saúde, incluindo maior flexibilidade e amplitude de movimentos, músculos mais fortes, melhor postura e equilíbrio, redução do estresse emocional e físico e aumento da autoconsciência e da autoestima.
A prática da Yoga pode ser desafiadora e vigorosa, de acordo com a preferência de cada pessoa. É recomendado um início moderado com alinhamento de posturas e sequências. As dicas mais importantes são:
1ª A intensidade das práticas pode ser alcançada com a manutenção das poses por tempos mais longos, progressivamente.
2ª As práticas devem ser ampliadas a níveis mais avançados para alcançar poses mais desafiadoras. 3ª As mudanças entre as poses devem ser bem rápidas.
Como praticar yoga em casa
Quando há muita dificuldade em coordenar o tempo de trabalho com a prática da yoga em academias ou centros especializados, é sempre possível estabelecer uma prática em casa e obter os benefícios da yoga.
Os exercícios podem ser iniciados e encerrados no tempo mais conveniente quando são praticados em casa.
Para dar início a uma prática de yoga no conforto de casa, nada melhor do que começar por escolher um espaço aconchegante. Um tapete confortável e um ambiente musical apropriado ao relaxamento total. O ambiente deve ser de total calmaria e silêncio, antes que seja escolhida uma rotina de exercícios, poses e práticas.
Os exercícios podem ser pré-determinados ou simplesmente rotinas intuitivas, dependendo das pressões emocionais diárias. O compromisso com um horário pode ser de enorme ajuda, além de disciplina total na prática diária. Uma sequência de posições pode também servir de orientação.
As melhores e mais fáceis posições a serem praticadas.
Posição da Montanha - TADASANA
Em pé com as mãos ao lado do corpo, respirando 5 vezes profundamente. Entrelaçar os dedos e estende-los para cima, enquanto levanta lentamente os calcanhares do chão, ficando na ponta dos pés. Equilibrando-se nesta posição, respirando 5 vezes, profunda e lentamente.
Pose do Cachorro - PARVANTASANA
Se houver tempo para fazer somente uma pose diária, essa é a ideal! Há várias formas de realizar a pose do cachorro, olhando para baixo; tudo depende da posição inicial. De quatro, no chão, as mãos devem ficar descansadas no chão e os joelhos esticados.
Pose do Guerreiro - VIRABHADRASANA
Em pé, com os pés afastados um metro. Braços esticados e abertos. Girar ambos, pés e a cabeça para a esquerda. Dobrar um pouco a perna direita. Repetir no lado esquerdo.
Pose da Árvore - VRKSASANA
Em pé, braços ao lado do corpo. Fixar o olhar em um ponto na parede ou horizonte, se concentrando no equilíbrio do corpo. Levantar lentamente o pé direito, colocando-o junto a parte interna da coxa, o mais alto possível. Quando se equilibrar nesta posição, levantar os braços em cima da cabeça, com as palmas prensadas uma contra a outra. Repetir com o lado esquerdo.
Pose da Ponte ou Roda - CHAKRASANA
É uma postura simples, serve para abrir o peito, quadris e energizar o corpo. De costas no chão com os joelhos dobrados, ajustar a posição até que os pés estejam alinhados com os quadris, com os dedos retos para frente. Colocar o peso sobre os pés até tirar os quadris do chão, levantando o corpo o mais alto possível.
Esticar as pernas e manter os pés apontados para a direita. Inclinar para o lado direito. Estender o braço esquerdo para cima enquanto o braço direito estende-se para baixo. Girar o torço e cabeça em direção ao teto, respirando profundamente. Repetir no lado oposto.
Estas são apenas algumas mais seguras que podem ser trabalhadas em casa sem supervisão.
No caso de ser iniciante sempre procure um profissional certificado e qualificado para ministrar aulas, a maioria dos professores oferecem aulas individuais e em grupo.
Saiba mais 👇