Utkatasana
Foto: Nosso aluno de Hatha Yoga Rafael Toniolo.
utkata = poderoso, feroz
ásana=postura
Passo a Passo:
Comece em Tadasana.
1. INSPIRANDO e levante os braços perpendicularmente ao chão, alinhados até a altura dos ombros. Pode manter os braços paralelos, com as palmas viradas para baixo. 2.EXPIRE e dobre os joelhos, tentando ficar com as coxas, paralelas ao chão quanto possível. Os joelhos projetam-se além dos pés e o tronco vai inclinar-se ligeiramente para a frente sobre as coxas, até o torso frontal formar um ângulo reto com os topos das coxas. Firme as omoplatas contra as costas. Leve o cóccix para baixo em direção ao chão e em direção ao seu osso púbico para manter a parte inferior das costas alongada.
Importante é manter a coluna ereta e não se inclinar para a frente. Mantenha por 30 segundos a um minuto.
Para sair desta postura:
3. INSPIRE, elevando fortemente através dos braços.
4. EXPIRE e solte os braços para os lados em Tadasana.
Benefícios:
Fortalece os tornozelos, coxas, gémeos, e coluna vertebral;
Alonga ombros e peito;
Estimula os órgãos abdominais, diafragma e coração;
Reduz os pés chatos.
Contraindicações:
Dor de cabeça
Insônia;
Pressão arterial baixa.
Variante:
Para ajudá-lo a ficar nesta pose, realize-a perto de uma parede. Fique de costas para a parede, a poucos centímetros de distância. Ajuste a sua posição em relação à parede de modo que quando dobrar para a posição, o cóccix apenas toque e é suportado pela parede.
À medida que dobra os joelhos, levante-se sobre os dedos dos pés e sente as nádegas nos calcanhares levantados. Estenda os braços para a frente, paralelos um ao outro e em relação ao chão, com as palmas viradas para baixo ou para dentro.
Saiba mais 👇